SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Brazilian Students' Beliefs about Intelligence, Effort and Luck in School TasksMother-Infant Interaction and Behavior Problems in Child With Congenital Hypothyroidism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PICCININI, Cesar Augusto et al. Diferentes Perspectivas na Análise da Interação Pais-Bebê/Criança. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 469-485. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300004.

Estudar a correspondência entre diferentes níveis de análise da interação pais-bebê/criança pode nos ajudar a chegar a uma linguagem mais comum e a compartilhar conceitos que permitam trocas mais frutíferas entre pesquisadores com diferentes orientações teóricas e metodológicas. Os autores do presente artigo representam alguns dos principais grupos de pesquisa brasileiros voltados à investigação da interação pais-bebê/criança. São apresentadas as diferentes perspectivas dos autores e discutidas as suas aproximações e diferenças, visando a demonstrar a complexidade e a diversidade de abordagens com relação às interações pais-bebê/criança e seu papel no desenvolvimento. Embora a definição de interação não seja consensual, verifica-se uma tendência entre os autores a considerar explicitamente a questão da ação recíproca, da co-construção e da bidirecionalidade. Não obstante o foco no comportamento manifesto e na ação recíproca existe também consciência de que as transações implícitas e as representações individuais e sociais influenciam a interação, e que há que se desenvolver procedimentos metodológicos rigorosos para estudá-las. Espera-se que a continuidade das discussões leve ao aprimoramento e à articulação das diversas propostas aqui apresentadas.

Keywords : Interação mãe-bebê; co-construção; bidirecionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese