SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The Development of the Concept of Time as Integration of Distance and SpeedBruner's Criticism Revisited: Cognitivist Diversion on Problem Solving Studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

EICHLER, Marcelo  and  FAGUNDES, Léa da Cruz. A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 505-520. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300007.

Nesta pesquisa, os objetivos foram os de descrever e interpretar a reconstrução cognitiva que alguns sujeitos exemplares fazem do nexo causal de um problema ambiental. O estudo de caso foi realizado com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos de idade. A tarefa apresentada aos sujeitos consistia na proposição de um problema simbólico, simulado em computador, a ser solucionado durante sessões. Os dados foram obtidos através de observação sistemática, de entrevistas clínicas e de arquivos de histórico. Para este artigo, foram examinados os protocolos de dois sujeitos considerados prototípicos. O estudo das condutas cognitivas relacionadas à análise ambiental permitiu corroborar um modelo, de inspiração piagetiana, para a microgênese dos conhecimentos.

Keywords : Microgênese cognitiva; simulação e solução de problemas; análise ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese