SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The Microgenesis of an Environmental Problem Explanation: Paulo and Piter CasesHeterogeneity among Readers Judged as Competent by the Teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LEME, Maria Isabel da Silva. Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 521-536. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300008.

A crítica feita por Bruner que a Psicologia Cognitiva tornou-se tecnicista e fragmentada é analisada por meio de uma revisão das pesquisas sobre transferência de solução de problemas, focalizando-se nestas os objetivos, metodologia e resultados obtidos. A conclusão é a de que a crítica procede, na medida em que se observa nas pesquisas cognitivistas um maior rigor metodológico do que teórico, revelado na ausência de uma definição precisa de transferência, produzindo resultados fragmentados. Observa-se ainda, uma visão tecnicista do processo, investigado, geralmente, como desempenho de estudantes universitários, resultado de manipulação de estímulos e avaliado em uma única sessão experimental.

Keywords : Psicologia Cognitiva; transferência de solução de problemas; raciocínio analógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese