SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Bruner's Criticism Revisited: Cognitivist Diversion on Problem Solving StudiesCognitive Psychology Contributions and the Psychologist's Role in the School Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Heterogeneidade entre Leitores Julgados Competentes pelas Professoras. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 537-551. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300009.

O desempenho de leitura de um grupo de crianças de quarta série, julgadas pela professora como leitoras com desenvolvimento normal, foi investigado. Uma medida de desempenho deficiente/competente - baixos níveis de erros e tempos de reação rápidos para as respostas corretas para a leitura em voz alta de palavras reais (variando em familiaridade, regularidade e comprimento) e não-palaras (com a mesma estrutura ortográfica das palavras reais e variando em comprimento) - foi obtida com o objetivo de estabelecer uma definição de desempenho eficiente de leitura que, por sua vez, serviu de base para a identificação de deficiências, em crianças do mesmo grupo, cujos resultados situaram-se fora da amplitude estabelecida como normal. Dentre esses participantes houve um exemplo de dislexia fonológica e vários casos apresentando danos que afetaram ambos os processos, lexical e fonológico, com uma tendência para o padrão fonológico. A discrepância entre a avaliação da professora e a avaliação cognitiva de leitura conduzida é discutida.

Keywords : Desempenho eficiente de leitura; dislexia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese