SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Heterogeneity among Readers Judged as Competent by the TeacherCommunication Effectiveness of University Teachers: Confirmatory Evidence of the Construct author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CORREIA, Mônica F. B.; LIMA, Anna Paula Brito  and  ARAUJO, Claudia Roberta de. As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 553-561. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300010.

Este artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado.

Keywords : Atuação do psicólogo; contexto escolar; teorias psicogenéticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese