SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Cognitive Psychology Contributions and the Psychologist's Role in the School ContextAn Exploratory Study about how Creativity is conceived by University Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

REGO, Arménio. Eficácia Comunicacional dos Docentes do Ensino Superior: Evidência Confirmatória do Construto. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 571-579. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300011.

O artigo expõe evidência confirmatória da dimensionalização dos comportamentos comunicacionais dos professores do ensino superior. 131 professores e 87 estudantes universitários foram convidados a descrever os comportamentos de um antigo docente e a atribuírem-lhe uma cotação global de eficácia comunicacional. Os principais resultados são: a) a tetra-dimensionalização (comportamento empático, conscienciosidade, cortesia e (não) leitura exclusiva de textos) ajusta-se satisfatoriamente aos dados, embora alguns elementos sugiram que a primeira dimensão seja dividida em duas (comportamento apoiante; facilitação comunicacional); b) as cinco dimensões explicam cerca de 80% de variância da cotação de eficácia comunicacional; c) os estudantes e os professores inquiridos valorizam fortemente as cinco dimensões comunicacionais, embora os professores valorizem mais a conscienciosidade, e os estudantes as duas dimensões empáticas. Genericamente, o instrumento revela boas propriedades psicométricas e aponta caminhos de investigação potencialmente frutuosos para o fomento da qualidade no ensino superior.

Keywords : Qualidade no ensino superior; eficácia comunicacional dos professores universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese