SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto EscolarEstudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

REGO, Arménio. Eficácia Comunicacional dos Docentes do Ensino Superior: Evidência Confirmatória do Construto. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 571-579. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300011.

O artigo expõe evidência confirmatória da dimensionalização dos comportamentos comunicacionais dos professores do ensino superior. 131 professores e 87 estudantes universitários foram convidados a descrever os comportamentos de um antigo docente e a atribuírem-lhe uma cotação global de eficácia comunicacional. Os principais resultados são: a) a tetra-dimensionalização (comportamento empático, conscienciosidade, cortesia e (não) leitura exclusiva de textos) ajusta-se satisfatoriamente aos dados, embora alguns elementos sugiram que a primeira dimensão seja dividida em duas (comportamento apoiante; facilitação comunicacional); b) as cinco dimensões explicam cerca de 80% de variância da cotação de eficácia comunicacional; c) os estudantes e os professores inquiridos valorizam fortemente as cinco dimensões comunicacionais, embora os professores valorizem mais a conscienciosidade, e os estudantes as duas dimensões empáticas. Genericamente, o instrumento revela boas propriedades psicométricas e aponta caminhos de investigação potencialmente frutuosos para o fomento da qualidade no ensino superior.

Palavras-chave : Qualidade no ensino superior; eficácia comunicacional dos professores universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português