SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Communication Effectiveness of University Teachers: Confirmatory Evidence of the ConstructAdaptation of Animal Behavior and Emergent Worlds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BECKER, Maria Alice d'Avila et al. Estudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 571-579. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300012.

A pesquisa visa a investigar a conceitualização que estudantes universitários têm sobre o que é a criatividade, por meio de análise multidimensional baseada na Teoria das Facetas. Inicialmente solicitou-se que os alunos expressem o que pensam com a evocação da palavra-estímulo criatividade, e a partir deste levantamento, selecionaram-se as 15 palavras mais freqüentemente evocadas. A seguir investigou-se a estrutura conceitual da palavra criatividade através da técnica não-verbal de classificação livre. Os resultados das inter-relações entre todas as variáveis foram analisados por meio da Análise da Estrutura de Similaridade produzindo uma estrutura tipo radex com o item criatividade na região central e cinco regiões distribuídas ao redor da mesma. Estas regiões identificaram cinco dimensões: Estética, Emoção, Gênese, Cognição e Volição. Os significados destas dimensões, em relação às principais questões abordadas pela literatura na área, são discutidos visando a melhor compreender a estrutura representacional do conceito de criatividade.

Keywords : Criatividade; conceitos; categorização; classificação livre; Teoria das Facetas; análise multidimensional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese