SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3An Exploratory Study about how Creativity is conceived by University StudentsContrast Sensitivity Function: Indicator of the Visual Perception of Form and of the Spatial Resolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DUBOIS, Michel Jean; LE PENDU, Yvonnick; GERARD, Jean-François  and  SAMPAIO, Elineuza. Adaptação do Comportamento Animal e Mundos Emergentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 581-587. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300013.

Discutimos as implicações da noção de adaptação que é uma noção chave para a teoria da evolução clássica. Em lugar de obstinar-se em considerar os organismos como coleção de traços adaptados, propomos buscar estudar a evolução por meio de um quadro teórico onde prevalece uma outra ontologia que destaca o fato de que os organismos e as circunstâncias são totalmente integrados. A etapa preliminar necessária para esta reconsideração consiste em passar de uma lógica prescritiva para uma lógica proscritiva. Isto é, da idéia de que tudo que não é permitido, é proibido; à idéia que o que não é proibido, é permitido. Propomos que a idéia de que os sistemas vivos especificam o mundo no qual eles vivem pode modificar nossa maneira de encarar os processos adaptativos.

Keywords : Adaptação; estrutura; organização; perturbação; viabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese