SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Adaptation of Animal Behavior and Emergent WorldsFrom the Concept of Narrative Structure to its Criticism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTOS, Natanael Antonio dos  and  SIMAS, Maria Lúcia de Bustamante. Função de Sensibilidade ao Contraste: Indicador da Percepção Visual da Forma e da Resolução Espacial. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 589-597. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300014.

Este trabalho discute a função de sensibilidade ao contraste, FSC, em três seções. A primeira descreve alguns aspectos teóricos e experimentais da FSC relacionados à pesquisa básica e aplicada. A segunda discute alguns estímulos espaciais utilizados para caracterizar a FSC ou a resposta do sistema visual humano. A terceira apresenta algumas considerações finais sobre a FSC e estímulos espaciais elementares. Um dos objetivos deste trabalho é discutir a FSC que junto com a acuidade visual parecem formar os principais indicadores dos aspectos críticos da percepção visual da forma e da resolução espacial. A FSC geralmente estima a percepção de qualquer padrão em função de sua freqüência espacial.

Keywords : Percepção visual da forma; acuidade visual; função de sensibilidade ao contraste; resolução espacial; freqüência espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese