SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The Jesuitic "Psychology": A Contribution to the History of Psychological IdeasMain Methods for Detection of the Differential Item Functioning (DIF): A Description author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GARCIA, Maria Lúcia Teixeira  and  TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. Estratégias de Enfrentamento do Cotidiano Conjugal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 635-642. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300019.

Este estudo analisa estratégias de enfrentamento para a manutenção do casamento, utilizadas por mulheres casadas há mais de 15 anos e pertencentes a estratos econômicos médio e alto, para superação ou minimização de conflitos do cotidiano conjugal. Foram entrevistadas 20 mulheres utilizando roteiro de entrevista semi-estruturada. As entrevistas, gravadas e transcritas, foram analisadas utilizando-se a análise do discurso. Neste artigo analisaram-se as estratégias de ação referida pelas entrevistadas. Entre as mulheres prevaleceu o uso de estratégias diretas (oito), indiretas (quatro mulheres) ou o uso combinado de estratégias diretas e indiretas (oito mulheres). Entre seus maridos, as entrevistadas indicaram o uso de estratégias diretas (treze homens) ou uso combinado de estratégias diretas e indiretas (duas). Em cinco casos enfatizou-se o uso de estratégia indireta, principalmente o silêncio ou o adiamento da busca de solução dos problemas. A estratégia caracterizou-se como uma esperança projectual dessas mulheres de atingirem a superação da condição distópica na direção utópica. A desistência desse jogo implica a adoção de estratégias que assegurem um padrão de comunicação paradoxal no qual os cônjuges ao mesmo tempo que comunicam, evitam comunicar.

Keywords : Casamento; relações conjugais; estilos de enfrentamento; mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese