SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Strategies to Face Marital RoutineAn Instrument to Evaluate Psychosocial Stressors in the Employment Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 643-652. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300020.

O artigo descreve os principais métodos utilizados, atualmente, na detecção do funcionamento diferencial dos itens (DIF), entre os quais o de Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-quadrado de Lord, Qui-quadrado de Scheuneman, Qui-quadrado de Pearson ou Total, Mantel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente, o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de eqüidade ao processo avaliativo.

Keywords : Funcionamento diferencial dos itens (DIF); teoria de resposta ao item (TRI); avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese