SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Main Methods for Detection of the Differential Item Functioning (DIF): A Description author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FIGUEROA, Nora Leibovich de et al. Um Instrumento para a Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto de Emprego. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol.14, n.3, pp. 653-659. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000300021.

Os contextos onde se desenvolvem as atividades humanas apresentam características diferentes que têm importantes implicações no momento da elaboração e aplicação de procedimentos de avaliação. O contexto de emprego é muito importante para importantes setores de nossa população. Moos desenvolveu um marco conceitual sócio-ecológico no qual a relação, entre os acontecimentos vitais estressantes e as condutas adaptativas, encontra-se influenciada pelo sistema pessoal e contextual, os recursos da rede social e as respostas de avaliação e confrontamento. O objetivo deste trabalho é apresentar um instrumento (IMPAL) que mede o grau de mal-estar (excessivo, médio ou escasso) que provoca fatos relacionados com: meio ambiente físico e organização do tempo de trabalho, fatores próprios da tarefa, mudanças tecnológicas, é aspectos institucionais e pessoais. Apresentam-se os resultados do impacto dos diferentes estressores na amostra estudada. Conclui-se que o instrumento elaborado mostrou sensibilidade na avaliação do impacto de estressores no contexto de trabalho, permitindo hierarquizar as áreas de origem dos acontecimentos estressantes.

Keywords : Estressores psicossociais; estresse ocupacional; contextos; emprego.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese