SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Shame and its relationships with moralityHome enviroment and behavior problems presented by school underachieving children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges; ROAZZI, Antonio; O'BRIEN, David  and  BRAINE, Martin D. S.. A lógica da suposição e a compreensão do faz-de- conta por parte das crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 27-34. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100004.

Os estudos sobre a teoria da lógica mental para o raciocínio condicional não revelam se crianças fazem julgamentos que são consistentes com o procedimento semântico dessa teoria para se. Foram realizados dois experimentos com crianças de seis a 11 anos e adultos universitários brasileiros e norte-americanos. Os mesmos foram apresentados a problemas silogísticos de diferentes formas. Os resultados mostram que crianças em idade escolar, como também os universitários, fazem julgamentos que são consistentes com os procedimentos semânticos da lógica mental para se. Assim, há razões para se pensar que existe uma lógica para condicionais que se centraliza na suposição e que está disponível logo cedo na linguagem e no raciocínio das crianças.

Keywords : Teoria da lógica mental; condicionais; faz-de-conta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese