SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Interaction patterns between adolescents and educators at an institution: redefining risk trajectoriesThe incentive to creativity in graduate programs according to their students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CORDEIRO, Andréa Carla de Filgueiras; MENEZES, Jaileila de Araújo  and  CASTRO, Lucia Rabello de. Oficinas da cidade em Fortaleza. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 53-61. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100007.

Este artigo trata do relato de uma experiência de intervenção focal com crianças na cidade de Fortaleza, na qual se procurou, através de discussões em grupo, possibilitar a construção e a re-construção das experiências destes sujeitos na cidade. Partiu-se da premissa que viver hoje na cidade contemporânea requer do sujeito orientação crítica para que ele se situe frente às demandas do viver coletivo. Três momentos de discussão foram focalizados: a reflexão sobre a experiência vivida na cidade; a imaginação sobre as possibilidades deste viver; e a discussão sobre o vivido e o desejado, visando a uma re-construção possível da cidade. As crianças mostraram capacidade de analisar criticamente sua experiência na cidade, apontando os aspectos que, do seu ponto de vista, tornam o viver na cidade particularmente difícil para elas. Mostraram, também, capacidade de indicar caminhos coletivos que suavizariam a tarefa de viver na cidade grande, principalmente quando não se é adulto, e sim criança.

Keywords : Cidade; criança; participação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese