SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Interaction patterns between adolescents and educators at an institution: redefining risk trajectoriesThe incentive to creativity in graduate programs according to their students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

CORDEIRO, Andréa Carla de Filgueiras; MENEZES, Jaileila de Araújo  and  CASTRO, Lucia Rabello de. Oficinas da cidade em Fortaleza. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp.53-61. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100007.

Este artigo trata do relato de uma experiência de intervenção focal com crianças na cidade de Fortaleza, na qual se procurou, através de discussões em grupo, possibilitar a construção e a re-construção das experiências destes sujeitos na cidade. Partiu-se da premissa que viver hoje na cidade contemporânea requer do sujeito orientação crítica para que ele se situe frente às demandas do viver coletivo. Três momentos de discussão foram focalizados: a reflexão sobre a experiência vivida na cidade; a imaginação sobre as possibilidades deste viver; e a discussão sobre o vivido e o desejado, visando a uma re-construção possível da cidade. As crianças mostraram capacidade de analisar criticamente sua experiência na cidade, apontando os aspectos que, do seu ponto de vista, tornam o viver na cidade particularmente difícil para elas. Mostraram, também, capacidade de indicar caminhos coletivos que suavizariam a tarefa de viver na cidade grande, principalmente quando não se é adulto, e sim criança.

Keywords : Cidade; criança; participação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License