SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1City workshops in FortalezaConstruction of Brazilian taxonomy for personality's descriptors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. O estímulo à criatividade em programas de pós-graduação segundo seus estudantes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 63-70. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100008.

O estudo investigou a extensão em que professores de pós-graduação implementam práticas que favorecem a criatividade, segundo pós-graduandos, e a avaliação destes quanto ao nível de sua criatividade, de seus professores e colegas, comparando-se os resultados com outros obtidos anteriormente com estudantes de graduação. Participaram do estudo 92 pós-graduandos que responderam a um inventário de incentivo à criatividade por parte de seus professores, e avaliaram o nível de sua criatividade, de seus professores e colegas. Observou-se maior incentivo a distintos fatores que se associam à criatividade segundo os pós-graduandos. Estes se perceberam ainda como mais criativos que os seus professores e colegas, considerando-se também e a seus professores como mais criativos do que estudantes de graduação. As condições mais favoráveis à criatividade na pós-graduação se devem possivelmente aos objetivos da mesma de enfatizar a produção do conhecimento.

Keywords : Criatividade; pós-graduação; ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese