SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The incentive to creativity in graduate programs according to their studentsJoint attention and early identification of autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GUZZO, Raquel Souza Lobo; PINHO, Cristina Coutinho Marques de  and  CARVALHO, Carolina Freire de Carvalho de. Construção da taxonomia brasileira para descritores da personalidade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 71-75. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100009.

Esta é uma pesquisa que utiliza a abordagem psicoléxica para servir de apoio aos estudos sobre avaliação da personalidade. Trata-se de um projeto, seguindo a metodologia alemã como parte de um programa transcultural. A importância deste estudo refere-se, principalmente, ao estabelecimento de uma base científica para a construção ou adaptação de instrumentos para avaliação psicológica. O projeto inclui quatro fases: 1) identificação e extração de adjetivos existentes no léxico da língua portuguesa; 2) exclusão de adjetivos de acordo com critérios estabelecidos pela proposta alemã, em uma análise de dois juízes; 3) classificação dos adjetivos quanto à freqüência de uso, à clareza de significado e à utilidade como descritor da personalidade, em uma análise de 6 juízes; 4- classificação dos adjetivos restantes por dez juízes diante de categorias definidas pela proposta alemã. O presente trabalho pretende relatar os resultados das fases um e dois e fazer uma comparação com diferentes culturas que também desenvolveram estudos semelhantes (italiana, tcheca e alemã). Foram extraídos do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 35.834 adjetivos de um total de 120 mil verbetes, representando 29,86% do total de vocábulos. Após a primeira análise, permaneceram 16,03% dos adjetivos. Quanto à comparação entre os diferentes resultados dos países, o Brasil apresenta maior número de adjetivos do léxico, porém, os resultados da Alemanha incluem mais adjetivos descritores da personalidade.

Keywords : Taxonomia; personalidade; avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese