SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Construction of Brazilian taxonomy for personality's descriptorsSocial integration of psychotics: verbal and non-verbal components of assertive behavior in interpersonal situations of making and receiving criticism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BOSA, Cleonice. Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 77-88. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100010.

O objetivo desse artigo é discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada e suas implicações para a identificação precoce do autismo. A revisão da literatura baseia-se nas teorias do desenvolvimento e em evidências empíricas. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla acerca do desenvolvimento da comunicação e do conceito de intencionalidade, na qual inserem-se as principais questões sobre a habilidade de atenção compartilhada (AC). Subseqüentemente, focaliza-se a importância da presença da habilidade de AC no repertório comportamental da criança. Argumenta-se que déficits na habilidade de AC estão entre os mais fortes preditores de comprometimento do desenvolvimento infantil, em especial do autismo.

Keywords : Desenvolvimento sócio-comunicativo; atenção compartilhada; autismo; identificação precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese