SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Joint attention and early identification of autismTheory of mind: a review with focus on its incorporation into medical psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BANDEIRA, Marina; MACHADO, Elaine Leandro  and  PEREIRA, Edinéia Aparecida. Reinserção social de psicóticos: componentes verbais e não-verbais do comportamento assertivo, em situações de fazer e receber críticas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 89-104. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100011.

Foram investigados os componentes verbais e não-verbais da assertividade para lidar com críticas de 35 pacientes psicóticos desinstitucionalizados, comparativamente a 35 sujeitos não-clínicos. Dois observadores treinados observaram os sujeitos interagindo com interlocutores em quatro situações sociais de asserção negativa, de fazer e receber críticas, em desempenho de papéis gravados em vídeo. Variou-se o tipo de situação e o gênero do interlocutor. Os resultados mostraram que a freqüência e duração dos componentes verbais e não-verbais da assertividade foram significativamente inferiores no grupo clínico. Observou-se uma correlação significativa entre componentes verbais e não-verbais. Os dois grupos foram mais assertivos nas situações de fazer críticas do que nas de receber crítica. Ambos os grupos apresentaram maior assertividade diante do interlocutor masculino, para a maioria dos componentes. Estes resultados replicam dados de outros pesquisadores, indicando a necessidade do treinamento de assertividade em programas de reinserção social, em nosso contexto.

Keywords : Comportamento assertivo; psicóticos; reinserção social; desinstitucionalização; desempenho de papéis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese