SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Social integration of psychotics: verbal and non-verbal components of assertive behavior in interpersonal situations of making and receiving criticismPsychoneuroimmunology and HIV infection: fact or fiction? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CAIXETA, Leonardo  and  NITRINI, Ricardo. Teoria da mente: uma revisão com enfoque na sua incorporação pela psicologia médica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 105-112. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100012.

Um constructo nascido da psicologia cognitiva e que se refere à capacidade de atribuir estados mentais para si mesmo e para os outros, denominado Teoria da Mente, tem sido exportado para outros campos do saber e tem sido mais recentemente incorporado pela psicologia médica com a pretensão de explicar determinadas alterações de comportamento que constituem o cerne de distúrbios como o Autismo Infantil, Esquizofrenia e Psicoses afins. Esta incorporação trouxe a necessidade de desenhar metodologias que possam mensurar e definir a Teoria da Mente em termos neurobiológicos. Nos objetivamos a descrever os mecanismos pelos quais a Teoria da Mente tem contribuído para o esclarecimento de alguns fenômenos mentais, bem como arrolar as dificuldades metodológicas associadas a tal empreedimento. Antes disto, uma revisão geral da Teoria da Mente é proporcionada enfocando os aspectos mais relevantes do constructo. Existem poucos trabalhos nesta área no Brasil, razão pela qual justificamos a reflexão conduzida.

Keywords : Teoria da mente; Autismo; Esquizofrenia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese