SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Danger, probability and opportunity: the language of risks in the mediaFeminine constructions after the sixties: the issue of optional single motherhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LACERDA, Marcos; PEREIRA, Cícero  and  CAMINO, Leoncio. Um estudo sobre as formas de preconceito contra homossexuais na perspectiva das representações sociais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 165-178. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100018.

Este artigo analisa, na perspectiva das representações sociais, as formas como estudantes universitários expressam o preconceito contra homossexuais e a relação desse preconceito com as explicações da homossexualidade. Para tanto, aplicaram-se questionários a 220 alunos de uma universidade pública da cidade de João Pessoa. Os resultados permitiram classificar os estudantes em uma tipologia composta por três grupos de indivíduos: preconceituosos flagrantes, preconceituosos sutis e não preconceituosos. A análise da ancoragem social do tipo de preconceito apresentado pelos estudantes mostrou que os preconceituosos flagrantes se opuseram às explicações psicossociais (próprias das mulheres e dos estudantes de psicologia) e aderiram mais fortemente às explicações ético-morais e religiosas (próprias dos estudantes de engenharia). Os não preconceituosos estudam psicologia e aderem às explicações psicossociológicas. Já os preconceituosos sutis explicaram a homossexualidade a partir de causas biológicas e psicológicas, próprias dos estudantes de medicina e das mulheres.

Keywords : Representações sociais; preconceito; homossexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese