SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1A study of prejudice forms against homosexuals anchored on social representationsBurnout and organizational values: a comparative study in university hospitals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SZAPIRO, Ana Maria  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Construções do feminino pós anos sessenta: o caso da maternidade como produção independente. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 179-188. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100019.

Este trabalho examina a representação do feminino nos discrusos sobre a maternidade através de entrevistas feitas em um grupo de cinco mulheres pertencentes aos extratos médios urbanos e que relataram ter tido seus filhos como "produção independente". As entrevistadas eram profissionais de nível superior, entre quarenta e cinqüenta anos de idade, tiveram seus filhos na década de oitenta, e viveram, como experiência geracional, as discussões de cunho libertário e feminista dos anos sessenta. Os resultados mostraram que as entrevistadas partilham de um mesmo ethos, apresentando os mesmos valores e crenças quanto à independência e à liberdade, e quanto ao lugar tradicionalmente destinado à mulher na maternidade. A "produção independente" revelou-se uma tentativa de construção de um novo lugar para a mulher, a partir do reconhecimento da maternidade como questão feminina, submetida, entretanto, ao universo dos valores do individualismo moderno.

Keywords : Feminino; produção independente; individualismo; desejo de filho; procriação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese