SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Grupal context and people in relation: contributions to reflections on social groupsThe creation and maintenance of toy libraries: some reflections on developing joint programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LANDEIRA-FERNANDEZ, J.  and  PRIMI, Ricardo. Comparação do desempenho entre calouros e formandos no Provão de Psicologia 2000. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.1, pp. 219-234. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000100023.

O Exame Nacional de Cursos (ENC) de Psicologia realizado por todos os formandos no ano do 2000 revelou uma alta correlação entre o conceito atribuído a cada curso e a sua respectiva taxa de vestibular candidato/vaga (r=0,69; p<0,001). Dessa forma, é possível que esse instrumento de avaliação de conhecimento específico de psicologia seja também sensível a diferenças impostas pelo vestibular. Para verificar essa possibilidade, 386 calouros de psicologia, distribuídos entre quatro cursos selecionados de acordo com o seu conceito no ENC 2000 (A, B, C e E), realizaram a parte de múltipla escolha do ENC de Psicologia 2000. Os resultados revelaram que calouros provenientes de diferentes cursos apresentaram desempenhos altamente diferenciados e proporcionais aos conceitos dos seus cursos. No entanto, o aumento do desempenho dos formandos em relação aos calouros foi diferenciado de acordo com o conceito curso. Cursos com conceitos A e B no ENC 2000 apresentaram um maior incremento em relação aos cursos com conceitos C e E. Uma análise de itens revelou diferentes graus de validade entre as 39 questões de múltipla escolha que compuseram o ENC 2000. Uma re-análise dos resultados, considerando-se apenas 20 itens que apresentaram boa validade, indicou uma ausência de diferença no desempenho entre os calouros provenientes dos diferentes cursos. Por outro lado, os formandos apresentaram um aumento nos seus desempenhos em relação aos calouros. Esse aumento no desempenho observado entre os formandos foi diferenciado e proporcional ao conceito atribuído ao curso. Finalmente, uma análise dos conteúdos específicos de cada um dos 39 itens do ENC 2000 revelou uma deficiência na formação acadêmica dos formandos na área básica da psicologia relacionada com processos psicológicos básicos, metodologia científica e medidas e técnicas de avaliação psicológica.

Keywords : Avaliação educacional; validade de constructo; formação em Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese