SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2A typology of street children based on Cluster Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

FERREIRA, Ricardo Franklin; CALVOSO, Genilda Garcia  and  GONZALES, Carlos Batista Lopes. Caminhos da pesquisa e a contemporaneidade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp.243-250. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200002.

O presente ensaio ressalta algumas questões associadas às concepções epistemológicas objetivistas que servem de fundamento para a ciência moderna. Discute a transformação que esse modelo de ciência vem sofrendo em função do desenvolvimento de novos paradigmas de pensamento na contemporaneidade e a decorrente diversificação de métodos de pesquisa. Ênfase especial é dada na discussão de métodos qualitativos. Conclui que, apesar do menor poder de generalização e da interferência da subjetividade do pesquisador nos resultados, a pesquisa qualitativa, em função da aceitação ampla da processualidade dos fenômenos sociais, começa a ser vista como uma situação na qual ocorrem processos de produção de sentido. Deixa de ser a correspondência entre fato e representação o critério fundamental para se validar o conhecimento e passa-se, numa visão mais pragmática, a contemplar o quanto o conhecimento desenvolvido pode vir a trazer uma maior compreensão e benefícios para o ser humano.

Keywords : Contemporaneidade; epistemologia; ciência; pesquisa qualitativa; subjetividade do pesquisador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License