SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Intelligence quotient and reading acquisition: a correlational studyThe body image in morbid obese women evaluated through the draw a person test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LEE-MANOEL, Cristina Landgraf; MORAIS, Maria de Lima Salum e; BUSSAB, Vera Silvia Raad  and  OTTA, Emma. Quem é bom (e eu gosto) é bonito: efeitos da familiaridade na percepção de atratividade física em pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 271-282. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200005.

O estudo procurou determinar a relação entre julgamentos de atratividade física, indicadores sociométricos e atributos comportamentais em pré-escolares. A atratividade das crianças foi avaliada por três adultas familiarizadas com elas, por três adultas que não as conheciam, por seus colegas e por elas próprias. Foram apuradas as escolhas positivas e negativas que cada criança recebeu. As crianças julgaram o comportamento dos colegas dentro de quatro dimensões: alegre/ triste; agressivo/ não agressivo; sociável/ isolado; colaborador/ perturbador. Para avaliar a autopercepção das crianças, aplicou-se a Escala Ilustrada de Competência e Aceitação Social Percebidas para Crianças. Encontraram-se correlações significativas entre a avaliação de atratividade física segundo adultas familiarizadas e segundo os colegas com escolhas positivas e com atributos comportamentais pró-sociais. Os resultados denotam ligações entre afeto, julgamento de atratividade e avaliações comportamentais bem estabelecidas em crianças de 5 anos, indicando que o efeito do estereótipo torna-se menor à medida que aumenta o grau de informação sobre a pessoa que está sendo julgada.

Keywords : Atratividade física; escolhas sociométricas; características comportamentais; auto-percepção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese