SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The body image in morbid obese women evaluated through the draw a person testPiaget and the moral conscience: an evolving kantism? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

POSSATTI, Izabel Cristina  and  DIAS, Mardônio Rique. Multiplicidade de papéis da mulher e seus efeitos para o bem-estar psicológico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 293-301. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200007.

Este estudo examina o envolvimento da mulher em uma multiplicidade de papéis e os conseqüentes efeitos para o bem-estar psicológico. Fizeram parte da amostra 132 mulheres que desempenhavam um trabalho pago e o papel de mãe, as quais responderam a um questionário composto por escalas que mensuram a qualidade do papel de mãe e trabalho pago, uma escala que avalia bem-estar psicológico (QSG-12) e uma escala de satisfação com o casamento. Regressões múltiplas foram feitas entre todas as variáveis e a variável critério, o bem-estar psicológico. Nossos resultados estão de acordo com pesquisas anteriores, mostrando que as recompensas a partir de autonomia no trabalho e autoridade de decisão predizem as medidas de bem-estar psicológico para todas as mulheres e a satisfação com o casamento predizem para todas, exceto para mulheres com elevado status sócio-econômico e mulheres com mais de 39 anos.

Keywords : Multiplicidade; papéis; bem-estar psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese