SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Piaget and the moral conscience: an evolving kantism?Cognitive processes involved in children's word reading: relations with reading comprehension and reading time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. A psicologia revisitada pela pragmática: subjetividade, conhecimento e método. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 309-319. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200009.

O objetivo deste artigo é discutir as contribuições que poderiam resultar de uma apropriação do referencial da filosofia neopragmática da linguagem para a análise das pressuposições teóricas e metodológicas da Psicologia, tais como as de subjetividade, de conhecimento e de método. Por meio de um estudo teórico, são discutidas as noções de representação, de objetividade e de conhecimento e suas relações com a Psicologia. O artigo também discute as principais características do que, em filosofia, se chama de metafísica da subjetividade: um conjunto de crenças que implicam na busca por fundamentos, na busca por um estado em que seja possível apreender a real essência das coisas. A principal conclusão do artigo é a de que se torna necessário uma ampla redefinição e reavaliação daquelas pressuposições em Psicologia que já não correspondem mais à atual fase de discussões acerca do conhecimento, do método científico e de sua relevância para a comunidade humana.

Keywords : Neopragmatismo; conhecimento; representação; metodologia; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese