SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Psychology revisited by pragmatics: subjectivity, knowledge and methodThe speech directed to boys and girls: a study on maternal input and their variations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SALLES, Jerusa Fumagalli de  and  PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 321-331. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200010.

A leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.

Keywords : Leitura; rotas de leitura; compreensão de leitura; modelos cognitivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese