SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Cognitive processes involved in children's word reading: relations with reading comprehension and reading timeCoping strategies of domestic violence victimized and non victimized children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BRAZ, Fabíola de Sousa  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. A fala dirigida a meninos e meninas: um estudo sobre o input materno e suas variações. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 333-344. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200011.

O objetivo desse estudo foi verificar os estilos comunicativos maternos dirigidos a meninos e meninas, especialmente os diretivos, num contexto de brinquedo livre. Os estilos comunicativos das mães e das crianças foram analisados a partir da perspectiva da interação social, que reconhece a importância do input materno para o desenvolvimento da linguagem infantil. Participaram desse estudo 16 díades mãe-criança distribuídas igualmente quanto ao gênero. As díades foram filmadas em ambiente natural numa situação de brinquedo livre. As transcrições das sessões foram realizadas seguindo as diretrizes do Codes for Human Analysis of Transcripts (CHAT) que compõe o sistema computacional Child Language Data Exchange System (CHILDES). A aplicação do teste Mann-Whitney revelou que foram dirigidos mais diretivos maternos ao grupo de meninos, enquanto que as solicitações maternas foram dirigidas mais ao grupo de meninas. Esses resultados foram discutidos considerando-se o nível de desenvolvimento lingüístico infantil e os contextos interativos nos quais os enunciados foram apresentados.

Keywords : Interação mãe-criança; linguagem; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese