SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Coping strategies of domestic violence victimized and non victimized childrenDistance perception in children while walking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NEUBERN, Maurício S.. Milton H. Erickson e o cavalo de tróia: a terapia não convencional no cenário da crise dos paradigmas em psicologia clínica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 363-372. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200013.

O presente artigo busca situar a obra de Milton Erickson no cenário da transição de paradigmas científicos, particularmente da psicologia clínica. Destaca-se que as contribuições desse autor, ao mesmo tempo em que denunciam as limitações do paradigma dominante, apontam na direção de pressupostos distintos, muito afins com as perspectivas de um paradigma emergente. A metáfora do cavalo de Tróia busca retratar a influência sutil e intensa do trabalho desse autor sobre as perspectivas consagradas, de modo que, enquanto fascina e causa admiração, traz em si um potencial elevado de reflexão crítica e incisiva sobre essas mesmas perspectivas. Destacando três aspectos centrais desse processo - a impossibilidade teórica, o resgate da subjetividade complexa e a busca de novas racionalidades - o artigo é concluído delineando possíveis caminhos para a concepção e o uso do legado de Erickson.

Keywords : Milton Erickson; terapia não convencional; hipnose; paradigmas; psicologia clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese