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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MAUERBERG-DECASTRO, Eliane  and  MORAES, Renato. Percepção de distância em crianças durante a locomoção. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 373-381. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200014.

O objetivo do presente estudo foi investigar a percepção de crianças sobre distância na ausência de informação visual durante a locomoção. Ainda, se parâmetros biomecânicos relativos à locomoção são alterados durante a locomoção nas diferentes distâncias. Sete crianças na idade de 6 anos (GC) e 10 adultos (GA) foram convidados a andar vendados até alvos pré-estabelecidos. O expoente da função de potência e parâmetros biomecânicos (Ex.: duração da passada, proporção da passada e velocidade da passada) foram obtidos para cada grupo. Diferenças foram encontradas somente para os valores de distância produzida ao longo das distâncias testadas. Nenhum dos parâmetros biomecânicos diferiu entre GC e GA. Alterações quantitativas foram observadas nos parâmetros biomecânicos para distâncias curtas, embora o padrão do movimento não tenha sido alterado. Crianças desta faixa etária demonstram, em tarefas não usuais (Ex.: locomoção sem visão), adaptabilidade e capacidade de orientar-se no espaço utilizando apenas da sensibilidade háptica e provavelmente da imagem mental-construída da observação feita antes da realização da tarefa sem informação visual.

Keywords : Psicofísica; biomecânica; percepção de distância; locomoção; desenvolvimento perceptivo.

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