SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Bulimia nervosa: literature reviewTemperament: characteristics and genetic determination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro  and  PICCININI, Cesar Augusto. A interação pai-bebê entre pais adolescentes e adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 413-424. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200018.

Embora muitos estudos investiguem a maternidade na adolescência, poucos têm investigado a paternidade adolescente. Uma vez que o adolescente precisa cumprir diversas tarefas próprias da fase na qual se encontra, ele tenderia a ficar sobrecarregado com as tarefas adicionais decorrentes da paternidade. Em virtude disso, sua interação com o bebê seria menos responsiva do que a de pais adultos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi examinar eventuais diferenças entre pais adolescentes e adultos na interação com o bebê aos 3 meses de vida. Participaram do estudo 20 pais, sendo 9 adolescentes e 11 adultos, que esperavam seu primeiro filho. Quando o bebê completou 3 meses, foi realizada uma observação domiciliar da interação da díade pai-bebê. As análises não revelaram diferenças significativas na interação pai-bebê entre adolescentes e adultos. Estes resultados sugerem que a idade não é necessariamente um fator determinante da responsividade do pai em relação ao bebê. Ao contrário da expectativa inicial, estes adolescentes mostraram-se tão responsivos ao bebê quanto os pais adultos.

Keywords : Interação; pai; adolescente; adulto; bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese