SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Temperament: characteristics and genetic determinationExcelence on production: the performance of professional soccer players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

YOSHIDA, Elisa Medici Pizão  and  COLUGNATI, Fernando Antonio Basile. Questionário de crenças irracionais e escala de crenças irracionais: propriedades psicométricas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 437-445. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200020.

São estimadas e comparadas as propriedades psicométricas de versões em português de duas medidas de auto-relato para crenças irracionais: Questionário de Crenças Irracionais (QCI) e Escala de Crenças Irracionais (ECI). Oitocentos e quarenta e nove universitários completaram os instrumentos, além do Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG) usado como critério externo da validade discriminante. Os resultados mostram que os dois instrumentos têm boa consistência interna e fidedignidade de teste e reteste, mas nenhum deles correlaciona-se significantemente com o QSG. Análise do componente principal da ECI indica estrutura de fator único com 16 dos 20 itens da escala apresentando altas cargas num mesmo fator para ao menos um dos sexos e a amostra geral. Os demais itens necessitarão ser adaptados ou modificados. Recomenda-se que a ECI seja preferida ao QCI na avaliação de crenças irracionais de sujeitos brasileiros e que novas pesquisas de validade sejam realizadas.

Keywords : Crenças irracionais; avaliação de crenças irracionais; propriedades psicométricas; validade; precisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese