SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The role played by intervention on children's understanding of proportion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DAMIANI, Katia; PASSOS, Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca  and  MATOS, Maria Amelia. Seqüência de estímulos durante o fortalecimento da resposta de bicar: efeitos sobre a aquisição de desempenhos em matching e oddity. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 465-473. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300002.

Este estudo investigou o efeito da seqüência de apresentação de estímulos durante o fortalecimento da resposta (pré-treino) de bicar em pombos, sobre a aquisição do matching de identidade (IMTS) e oddity-from-sample (OFS) com 3 cores como estímulos e 2 escolhas. O problema se remete à disparidade no desempenho inicial em OFS em relação aos níveis do acaso, reiteradamente relatado na literatura. Durante o pré-treino, apenas uma cor era apresentada em qualquer uma de 3 chaves de resposta. O sorteio da seqüência de estímulos nas tentativas foi realizado com a restrição de que a probabilidade de 2 estímulos iguais serem apresentados em tentativas consecutivas foi semelhante à probabilidade de 2 estímulos diferentes serem apresentados em tentativas consecutivas. Em seguida, os sujeitos foram submetidos ou ao treino IMTS ou ao OFS. Os resultados replicaram aqueles descritos na literatura, indicando que o controle realizado sobre a seqüência de tentativas no pré-treino não teve efeito sobre a aquisição do IMTS e OFS.

Keywords : Discriminação condicional; matching-to-sample; oddity-from-sample.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese