SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Stimuli sequencing during pecking responses build up: effects upon matching and oddity acquisitionsSexual segregation in interaction of 8-9 years old children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão. O papel de intervenções específicas na compreensão da criança sobre proporção. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 475-487. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300003.

Pesquisas anteriores mostraram que crianças usam espontaneamente a estratégia de 'metade' para fazer julgamentos proporcionais. O presente estudo examina a possibilidade de que crianças possam aprender sobre proporções, usando esta estratégia de maneira sistemática, transferindo sua aplicação para outras tarefas de proporção consideradas difíceis. Adotando-se um planejamento experimental envolvendo pré, pós-teste e uma intervenção, 180 crianças de 6 a 8 anos foram divididas em três grupos: um em que apenas realizavam uma tarefa de proporção, um grupo controle e um grupo experimental. O desempenho no pós-teste foi melhor do que no pré-teste apenas para as crianças que receberam a intervenção, as quais superavam as dificuldades iniciais; estas foram mais bem sucedidas no pós-teste do que as crianças dos demais grupos. Concluiu-se que crianças podem ser ensinadas a fazer julgamentos proporcionais, sendo a estratégia de 'metade' um referencial importante que auxilia a lidar com as quantidades e as relações cruciais ao raciocínio proporcional.

Keywords : Intervenção; estratégia de 'metade'; proporção; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese