SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Bärbel Inhelder tries to falsify the piagetian model; prior to Popper's theory (?)The purposes of reading tests over generalization in teaching of reading to children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Ana Paula Soares da  and  ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Continuidade/descontinuidade no envolvimento com o crime: uma discussão crítica da literatura na psicologia do desenvolvimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 573-585. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300012.

O presente texto tem como objetivo analisar criticamente a literatura científica em Psicologia do Desenvolvimento sobre a prática infracional ao longo do ciclo vital. Questiona-se a relação linear de causa e efeito embutida nos estudos sobre o comportamento infracional. Além de levantar os diferentes fatores e suas associações em relação ao envolvimento com atos criminais, a partir da perspectiva utilizada, acredita-se que se faz necessário compreender as redes de significações que permeiam o movimento de continuação/rompimento com atos infracionais ao longo da vida de uma certa pessoa, em um contexto de desenvolvimento definido. Não são os fatores em si que contribuem para uma trajetória mas sim, o significado pessoal e coletivo que a eles são atribuídos. Propõe-se que continuidade e descontinuidade sejam conceitos compreendidos como partes integrantes do mesmo evento desenvolvimental.

Keywords : Criminalidade; continuidade [descontinuidade]; trajetória de desenvolvimento; rede de significações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese