SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Continuity/discontinuity of involvement with crime: a critical discussion of developmental psychology literatureWISC-III and WAIS-III: alterations in the current american original versions of the adaptations for use in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MEDEIROS, José Gonçalves  and  SILVA, Rosária Maria Fernandes da. Efeitos de testes de leitura sobre a generalização em crianças em processo de alfabetização. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 587-602. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300013.

O presente estudo, de aquisição de leitura e escrita e fundamentado nos estudos de equivalência de estímulos, foi realizado com 7 crianças entre 7 e 16 anos, em processo de alfabetização, visando a investigação dos efeitos de testes de leitura, apresentados durante as etapas de um procedimento de escolha de acordo com o modelo. Dois conjuntos de testes de leitura foram apresentados durante as etapas dos pré e pós-testes e da aprendizagem. Todos os participantes aprenderam as palavras ensinadas, porém, apenas 4 deles generalizaram. Os testes de leitura não produziram generalização diferencial entre os grupos. Tendo por referência uma análise funcional e estrutural das palavras utilizadas, os acertos são discutidos com base nos efeitos da recombinação silábica e da contigüidade temporal entre tentativas reforçadas e não reforçadas; os erros são atribuídos à natureza abstrata das palavras de generalização, propondo-se, para os testes, o uso de palavras do cotidiano dos participantes.

Keywords : Equivalência de estímulos; escolha de acordo com o modelo; fracasso escolar; testes de leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese