SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The purposes of reading tests over generalization in teaching of reading to childrenInterviewing professionals as a desirable teaching-learning activity for psychology students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NASCIMENTO, Elizabeth do  and  FIGUEIREDO, Vera Lúcia Marques de. WISC-III e WAIS-III: alterações nas versões originais americanas decorrentes das adaptações para uso no Brasil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 603-612. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300014.

O presente trabalho apresenta alterações efetuadas entre as versões americanas dos testes WISC-III e WAIS-III e as adaptadas para uso no Brasil. As análises empíricas realizadas com base nas amostras de adaptação, validação e normatização do WISC-III (801 crianças residentes na zona urbana da cidade de Pelotas/RS) e do WAIS-III (788 participantes adolescentes e adultos residentes na região metropolitana de Belo Horizonte/MG) acarretaram em alterações nas versões originais dos testes, no que se refere: aos conteúdos de alguns ítens dos subtestes verbais; à ordem de apresentação dos itens; aos tempos limites e à concessão de bônus; aos critérios de início e suspensão da aplicação e; aos grupos etários para os quais foram estabelecidas normas. Os resultados reforçam a importância de se proceder amplos estudos com instrumentos criados em contextos diferentes daqueles em que serão utilizados.

Keywords : WISC-III; WAIS-III; adaptação de testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese