SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3WISC-III and WAIS-III: alterations in the current american original versions of the adaptations for use in BrazilImplications of physical chronic disease in childhood to family relationships: some theoretical questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BETTOI, Waldir  and  SIMAO, Lívia Mathias. Entrevistas com profissionais como atividade de ensino-aprendizagem desejável na formação do psicólogo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 613-624. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300015.

O objetivo deste estudo foi o de refletir sobre possíveis interações de atividades de ensino-aprendizagem, especialmente entrevistas feitas com psicólogos sobre sua profissão, com concepções de alunos sobre sua futura profissão de psicólogo(a). Foram analisados questionários, respondidos pelos alunos no início e no final de seu contato com a disciplina, transcrições de entrevistas com psicólogos realizadas pelos alunos e comentários escritos que eles fizeram sobre as entrevistas. Procurou-se, a partir daí, delinear possíveis contribuições das entrevistas na construção de imagens dos alunos sobre a profissão. A análise do conjunto de informações indica que as entrevistas e a reflexão orientada sobre elas podem contribuir para a construção de uma imagem do psicólogo mais próxima de alguém que realiza ações profissionais significativas, ao mesmo tempo que propiciam aos alunos acesso a informações sobre possibilidades de atuação antes desconhecidas, constituindo-se em atividade relevante em sua formação.

Keywords : Formação do psicólogo; ensino de Psicologia; profissão; concepções de alunos de Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese