SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Health care, work, and the processes of subjectivization in schoolsPsychical self-organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BANDEIRA, Marina  and  IRENO, Esther de Matos. Reinserção social de psicóticos: avaliação global do grau de assertividade, em situações de fazer e receber crítica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 665-675. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300019.

Avaliou-se a assertividade de 35 pacientes psicóticos, comparativamente a 35 participantes de um grupo não-clínico, através de escala tipo Likert de 5 pontos ou cotas, em situações de fazer e receber críticas. Dois observadores avaliaram o comportamento dos participantes em desempenho de papéis gravados em vídeo. Para cada tipo de situação, variou-se o gênero do interlocutor. Os resultados mostraram um déficit significativo de assertividade global, verbal e não-verbal, dos pacientes comparativamente ao grupo não-clínico. As cotas globais e verbais dos dois grupos foram significativamente superiores nas situações de fazer crítica do que de receber crítica. O grupo não-clínico foi mais assertivo frente ao interlocutor masculino, mas os pacientes não variaram em função do gênero do interlocutor. O conteúdo verbal contribuiu mais para a impressão global de assertividade e, em segundo lugar, os componentes não-verbais. As cotas globais correlacionaram significativamente com comportamentos específicos verbais e não-verbais, medidos por observadores independentes.

Keywords : Assertividade; psicóticos; reinserção social; desinstitucionalização; desempenho de papéis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese