SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Social integration of psychotics: global rating of assertive behavior in situations of making and receiving criticism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CANDIDO, Carla Laino  and  PIQUEIRA, José Roberto Castilho. Auto-organização psíquica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, vol.15, n.3, pp. 677-684. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300020.

Sermos animados por um "a mais de tensão" difere o humano do não-humano na perspectiva psicanalítica, situação que cria um dinamismo no qual emerge a realidade psíquica. Ao tomar os estímulos corporais como pura dispersão, sem formarem de início um conjunto estruturado e ao enfatizar a existência de uma semântica mental apoiada na sexualidade, apontamos que Freud traçou um paralelo entre dois domínios diferentes: ciências mentais e ciências do cérebro, incorporando precocemente preceitos de complexidade às suas teorias. Neste artigo, tentamos mostrar que a articulação entre as noções de pulsão e de inconsciente, a qual coloca a gênese da significação em território não-controlável, possibilitando a compreensão da emergência do psiquismo como um processo de auto-organização de um cérebro sensível às condições iniciais. Perturbações pequenas são amplificadas na flutuação global e essa idéia pode contribuir para a compreensão das modernas perspectivas de estudo da mente.

Keywords : Psicanálise; neurociência; auto-organização; complexidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese