SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Consciousness taking and the teaching practice: an issue to be considered by school psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OLIVEIRA, Sâmela Soraya Gomes de; DIAS, Maria da Graça B. B.  and  ROAZZI, Antonio. O lúdico e suas implicações nas estratégias de regulação das emoções em crianças hospitalizadas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 1-13. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100003.

O estudo procurou verificar se recursos lúdicos modificam as estratégias utilizadas por crianças hospitalizadas em lidar com as emoções de raiva e tristeza. Foram avaliadas 36 crianças de 6 e 10 anos de idade divididas em dois grupos controles (dentro e fora de hospitais) e um grupo experimental (dentro do hospital). Todas foram submetidas a pré e pós testes que avaliaram como as crianças justificavam maneiras de cessar raiva e tristeza em situação de hospitalização. Somente em um dos grupos foi desenvolvida atividade lúdica com sugestões para estratégias mais elaboradas. Os resultados mostram que as estratégias de regulação da emoção (RE) modificavam em função da atividade lúdica; que não houve mudanças em função da idade e do gênero; que a própria testagem por ser considerada uma atividade lúdica, pode possivelmente propiciar mudanças em crianças hospitalizadas.

Keywords : Atividade lúdica; criança hospitalizada; regulação da emoção; sentimento de raiva; sentimento de tristeza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese