SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Play and its implications in the emotion regulation strategies in hospitalized childrenText coherence: a study with youths and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FAVERO, Maria Helena  and  MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 15-28. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004.

Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.

Keywords : Tomada de consciência; desenvolvimento psicológico adulto; atos da fala; psicologia escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese