SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Consciousness taking and the teaching practice: an issue to be considered by school psychologyMorality and socialization: empirical studies on maternal practices of social control and the moral judgment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GONCALVES, Fabíola  and  DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. Coerência textual: um estudo com jovens e adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 29-40. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100005.

A coerência é um fenômeno lingüístico responsável pela construção de sentido que garante a interpretabilidade de um texto. As investigações conduzidas pela psicologia cognitiva têm investido esforços no exame da coerência a partir da perspectiva daqueles que recebem o texto. Este estudo examinou se o estabelecimento da coerência textual está relacionado à aquisição da leitura e da escrita com jovens e adultos, em processo de alfabetização, em uma situação de produção de texto. Alunos entre 15 a 45 anos, matriculados no 1º e 2º ciclos da Educação Básica de Jovens e Adultos de uma escola pública, foram individualmente solicitados a produzir oralmente uma história original. As histórias foram analisadas em função de indicadores específicos, agrupados em um sistema de análise, o qual expressa níveis distintos acerca do estabelecimento da coerência. Comparações entre os ciclos foram realizadas. Os resultados obtidos corroboram estudo realizado com crianças. Há indicadores mais fáceis de serem estabelecidos do que outros. Pode-se argumentar que a escolaridade contribui para o estabelecimento da coerência na produção de história.

Keywords : Coerência de texto; produção oral de histórias; processo de alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese