SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Text coherence: a study with youths and adultsBarriers to personal creativity among elementary to higher education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CAMINO, Cleonice; CAMINO, Leoncio  and  MORAES, Raquel. Moralidade e socialização: estudos empíricos sobre práticas maternas de controle social e o julgamento moral. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 41-61. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100006.

Este estudo teve 3 objetivos. O primeiro foi investigar as práticas de controle social utilizadas pelas mães para evitar comportamentos indesejados de seus filhos. O segundo foi verificar a relação entre as práticas maternas de controle social e o julgamento moral dos filhos. Por fim, o terceiro foi validar o questionário de práticas maternas de controle respondido pelas mães. Para tanto, foram realizadas 3 pesquisas: duas de campo - em que foram avaliadas as técnicas de controle preventivo utilizadas pelas mães e a sua relação com o julgamento moral dos filhos - e uma de campo e laboratório - em que foi verificada a validade do questionário. Participaram do primeiro estudo 110 díades de mães-filhos; do segundo, 222 díades; do terceiro, 72 mães, das quais 22 foram observadas com seus filhos em situação de laboratório. A idade das crianças variou de 5 a 11 anos. As mães responderam a um questionário sobre técnicas de controle e as crianças a dilemas morais. As respostas das mães mostraram a existência de dois fatores, que foram considerados como controle interno e externo. O controle interno, de uma forma geral, associou-se a um nível mais elevado de desenvolvimento moral do que o controle externo. Os comportamentos das mães no laboratório foram consistentes com suas respostas aos questionários.

Keywords : Práticas maternas de controle social; julgamento moral; validação de instrumento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese