SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Morality and socialization: empirical studies on maternal practices of social control and the moral judgmentEffects of differential observing responses on the learning of conditional relations with complex stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALENCAR, Eunice M.L. Soriano de  and  FLEITH, Denise de Souza. Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 63-69. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100007.

Este estudo investigou distintas modalidades de barreiras à expressão da criatividade pessoal em uma amostra de 544 professores, que atuavam desde o ensino fundamental até o ensino superior. O Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, construído e validado pela primeira autora, foi utilizado para coleta de dados. Este instrumento inclui itens relativos a quatro modalidades de barreiras: Inibição/Timidez, Falta de Tempo/Oportunidade, Repressão Social e Falta de Motivação. Diferenças significativas foram observadas entre professores do sexo masculino e feminino em Repressão Social, e, entre professores de diferentes níveis de ensino, nas barreiras denominadas Inibição/Timidez e Repressão Social. Os resultados apontam distintas barreiras que se referem direta ou indiretamente aos motivos, meios e oportunidades para a expressão da criatividade pessoal, sinalizando a necessidade de estratégias que ampliem as possibilidades de expressão criativa em professores.

Keywords : Criatividade; professores; barreiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese