SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Radical Behaviorism as philosophy of mindMetacognition: a support to the learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas  and  ALMEIDA, Saulo Teles. Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 95-107. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100010.

Este artigo analisa, na perspectiva das representações sociais, a influência de um discurso justificador da discriminação sobre o preconceito racial. Em um experimento (N = 120) que apresenta um cenário onde a gerente de uma loja contrata uma moça branca, discriminando uma negra, metade dos participantes (grupo experimental) recebeu um discurso justificando a discriminação. Os resultados mostram a representação da decisão da gerente organizada por dois princípios: avaliação profissional e percepção de justiça. Os participantes que tiveram acesso ao discurso justificador consideraram que a atuação da gerente foi mais profissional e menos injusta do que os participantes do grupo de controle. Os membros do grupo experimental tendem a contratar a moça branca, enquanto os membros do grupo de controle não apresentam preferência pela cor da pele na contratação. A discussão apresenta o preconceito moderno como o resultado dos discursos ideológicos produzidos por grupos majoritários para justificar a sua situação social.

Keywords : Preconceito racial; representações sociais; discurso ideológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese