SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1A study of prejudice from a social representation perspective: analysis of the influence of a justifying discourse on racial prejudice discriminationThe transmission of play culture: some research possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 109-116. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100011.

O presente artigo, a partir de uma incursão pela literatura, visa contribuir para a clarificação do conceito de metacognição. Neste sentido, procura evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem, ou seja, no desenvolvimento pelo aluno de modos eficazes para lidar com a informação proveniente do meio e com os próprios processos de pensamento. Argumenta-se que apesar da polêmica acerca do conceito de metacognição, é inegável a sua contribuição para a aprendizagem, uma vez que os treinos que contemplam atividades metacognitivas têm produzido melhores resultados no que se refere a realização escolar.

Keywords : Metacognição; estratégias metacognitivas; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese