SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Social representations of human developmentConceptual problems with the intellectualistic doctrine: implications to some cognitive explanations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MOREIRA, Sandra Bernadete da Silva. Descrição de algumas variáveis em um procedimento de supervisão de terapia analítica do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 157-170. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100016.

Neste trabalho foi realizado um estudo descritivo da interação verbal livre e contínua entre um supervisor de terapia e um terapeuta iniciante, com o objetivo de identificar variáveis envolvidas no procedimento de supervisão adotado. O comportamento verbal dos participantes foi dividido em classes funcionais de respostas, denominadas "categorias de verbalizações", a partir das quais todas as respostas vocais puderam ser classificadas. Os resultados mostraram uma regularidade no comportamento do supervisor, enquanto os comportamentos do terapeuta e do cliente apresentaram alterações ao longo dos encontros de supervisões e das sessões terapêuticas. A análise da interação verbal livre em uma díade permitiu fazer inferências acerca de algumas variáveis de controle neste tipo de interação.

Keywords : Supervisão de terapia; terapia comportamental; interação verbal; relato verbal; categorias de verbalizações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese