SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Preliminary reduction of items of PTS version 7 to 14 yearsThe evaluation of preschoolers' interaction in the playground: an environmental psychology approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RODRIGUES, Aroldo  and  ASSMAR, Eveline Maria Leal. Influência social, atribuição de causalidade e julgamentos de responsabilidade e justiça. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 191-201. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100020.

Estudos anteriores demonstraram que comportamento antinormativo, causado por influência social derivada dos poderes de recompensa, informação e referência, é percebido como mais interno e mais controlável, e seu autor visto como mais responsável, do que quando ele deriva dos poderes de conhecimento, legitimidade ou coerção. Esta pesquisa constitui uma réplica desses estudos, acrescida de refinamento metodológico para a equalização da força das bases de poder, e de investigação do efeito da influência decorrente dessas bases nos julgamentos de justiça da punição ao autor. Participaram 84 universitários, metade na condição de desfecho positivo e metade na de desfecho negativo. Os resultados replicaram achados anteriores e revelaram que punição severa é considerada mais justa quando a transgressão resulta das bases de poder que eliciam comportamentos percebidos como mais internos e controláveis. Discutem-se os resultados em termos de sua relevância para melhor entendimento de fenômenos como obediência, dissonância cognitiva, comportamento criminoso e justiça retributiva.

Keywords : Influência social; atribuição de causalidade; responsabilidade; justiça; aquiescência forçada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese